Começa nesta Terça-Feira (14) e vai até a sexta-feira (17) no Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçú-Virá, em Venda Nova do Imigrante, o curso presencial para elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
O curso faz parte de um projeto que está desenvolvendo ações de mobilização e capacitação sobre os planos municipais no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O objetivo é sensibilizar os atores municipais a conservarem e recuperarem a Mata Atlântica, de forma que incluam o tema em seus planejamentos e gestões territoriais e a capacitação técnica dos profissionais que atuam nas prefeituras, conselhos e entidades relacionadas ao assunto, fazendo com que os municípios possam elaborar e implantar seus projetos, contribuindo para que assumam a competência da gestão ambiental local.
O projeto é desenvolvido nacionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente e, no Espírito Santo, pela Comissão Especial de Gestão Ambiental Municipal (Cegam), composta por técnicos do Iema.
O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) deve apontar ações prioritárias e áreas para a conservação e recuperação da vegetação nativa e a biodiversidade da Mata Atlântica, com base em um mapeamento dos remanescentes do município.
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), já realiza políticas com o objetivo de ampliar a cobertura florestal no Estado, tendo como exemplo o Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal (Reflorestar) e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Amanda Pinheiro
Redação Campo Vivo com informações do Iema/Seama
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

