Pecuária brasileira deve bater recorde de inseminações artificiais em 2011

por admin_ideale

 

O número de inseminações artificiais no setor pecuário brasileiro em 2011 deve bater o recorde de 11 milhões. Conforme o presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), Lino Rodrigues, a prática vem crescendo cerca de 15% ao ano. A estimativa é de que, este ano, chegue a 18%. As inseminações artificiais por tempo fixo (IATF), por exemplo, devem atingir a marca de seis milhões até o fim do ano, ante cinco milhões de 2010.


– É muito raro um mercado crescer assim 65 vezes. E com o aumento da escala há uma redução dos preços. Isso gera uma acessibilidade aos pequenos nos próximos dois anos – aponta Rodrigues.


Segundo o zootecnista Cláudio Sabino Carvalho, do grupo Naviraí, dois fatores explicam o crescimento do setor. Os investimentos em genética e o crescimento das IATFs.


– A tecnologia de IATF hoje é fácil de ser usada e está muito difundida. Está aumentando cada vez mais. Então, facilita a inseminação na rotina de uma fazenda de larga escala que talvez não tenha tanta estrutura para fazê-la. O produto brasileiro vem sofrendo uma pressão do setor agrícola, canavieiro, de soja e milho para aumento de produção. E para conseguir isso é preciso investir em genética – opina.


De acordo com Rodrigues, o desafio para os próximos anos é fazer com que o pequeno produtor participe deste processo.


– A tecnologia gera produtividade. Então, está havendo uma popularização da tecnologia. Está se descobrindo que traz retorno. O produtor motivado investe mais – diz.


 


Canal Rural


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar