Laboratório produz primeiros embriões clonados a partir de células de vaca gir de alto valor genétic

por admin_ideale

 

O laboratório de reprodução animal do Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL) está produzindo os primeiros embriões clonados a partir de células de uma vaca da raça gir de alto valor genético. O experimento foi realizado a partir de células da orelha de um animal recém-falecido. O CTZL é ligado à Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

– É nossa rotina produzir embriões por meio de fecundação in vitro e de transferência de embriões. Mas, foi a primeira vez que realizamos a tecnologia de transferência nuclear (clonagem) integralmente no laboratório – afirmou o pesquisador da Embrapa Cerrados, Carlos Frederico Martins.

De acordo com o pesquisador, os embriões foram conseguidos na primeira tentativa de manipulação. Nas próximas semanas vão ser produzidos outros embriões que serão transferidos para animais receptores.

– Agora vamos testar outros tipos celulares para verificar se influenciam na melhoria da tecnologia. Para esse trabalho podemos utilizar células do líquido amniótico, do cordão umbilical, e de tecidos adiposos. As células amnióticas e do cordão umbilical apresentam memória embrionária recente e nunca foram utilizadas nos procedimentos de clonagem – explica Martins.

Um dos principais objetivos da clonagem de bovinos está relacionado ao melhoramento genético do rebanho.

– A clonagem comercial tem sido utilizada para criar cópias de animais com elevado valor genético, tais como vacas com alta produção de leite ou touros com qualidade de carne superior – aponta o pesquisador.

De acordo com Martins, a tecnologia também pode ser utilizada para produzir animais transgênicos, os quais podem apresentar no leite proteínas para utilização humana, tais como fatores de coagulação sanguínea e insulina.

Apesar de não ser proibida, não há ainda, no Brasil, legislação relacionada às pesquisas e produção comercial dos animais clonados para alimentação humana.


 


Embrapa


 


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar