Um espaço para a comercialização de produtos orgânicos foi criado em Nova Venécia pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A ideia foi concebida pela Associação Veneciana de Agroecologia Universo Orgânico e já vem rendendo bons resultados, pois a venda dos produtos foi satisfatória durante a abertura da loja.
Inaugurada no último sábado (08), a loja comercializa produtos orgânicos como hortaliças (couve e alface, além de raízes em geral), frutas (uva, mamão e as da época) além de cereais, pães, bolos e café. Para o gerente estadual da Agricultura Orgânica, Decimar Schultz, a criação da loja é uma opção a mais de mercado. “Não havia na cidade um ponto com produtos orgânicos, por isso a comercialização dessas mercadorias serão estimuladas com a venda direta aos consumidores”, afirmou.
De acordo com o presidente da Associação Veneciana de Agroecologia Universo Orgânico, José Luiz Pilon, a intenção é expandir a venda de produtos orgânicos no mercado. “Para nós, produtores, é um lugar onde podemos comercializar os produtos e vendê-los ao mercado de Nova Venécia. Com isso, vamos valorizar os produtores da Associação e a aparição de novos agricultores para essa filosofia de trabalho sem agrotóxicos será bem vinda”, disse.
“Os agricultores precisam de espaço para comercialização, e com ele passam a produzir mais, gerando renda e qualidade de vida. Os consumidores também ganham, pois passam a ter uma opção de compra da produção saudável, além do fato de mantê-los em suas propriedades”, concluiu Schultz.
O projeto realizado em Nova Venécia, tem o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Seag, que disponibilizou a capacitação para os processos de organização, além dos recursos voltados à qualificação de trabalho. Também vai haver oficinas técnicas coordenadas pela Associação Veneciana e pela Prefeitura de Nova Venécia.
Reuber Diirr
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

