Safra de café em São Paulo deve ter queda de 4,56%

por admin_ideale

 

A produção paulista de café arábica foi estimada em 3,316 milhões de sacas de café beneficiado, de acordo com o terceiro levantamento da safra 2011/2012, realizado em agosto, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta quantidade representa quebra de 4,58% em relação à segunda estimativa, realizada em abril deste ano, que indicava a produção 3,475 milhões de sacas no estado.

De acordo com os pesquisadores Celso Luis Rodrigues Vegro, Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco e José Alberto Angelo, o principal fator para a diminuição na quantidade colhida foi o veranico, ocorrido entre janeiro e fevereiro de 2011, na Alta Mogiana de Franca e no cinturão de Dracena (Alta Paulista). Segundo eles, o distúrbio climático impediu o pleno enchimento dos grãos e reduziu o tamanho médio da peneira, exigindo assim mais produto processado para o alcance de uma saca beneficiada.


Neste ano, a área total de lavouras de café no território paulista foi estimada em 177,7 mil hectares. Subtraindo-se os 13,38 mil hectares em formação (portanto, sem produção), a área atual em produção, no ciclo 2011/2012, atinge os 164,3 mil hectares cultivados. Considerando apenas a área em produção, a produtividade estimada das lavouras paulistas alcançou a média de 20,18 sacas por hectares. Na safra anterior, 2010/2011, a estimativa de produtividade média das lavouras foi de 26,51 sacas por hectares, ratificando o ciclo de baixa.

A cafeicultura paulista perde áreas especialmente para as culturas da braquiária, cana-de-açúcar; eucalipto e seringueira.


 


Globo Rural Online


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar