As exportações das cooperativas brasileiras batem recorde histórico. O Paraná é líder nesse setor que vem impulsionando o campo.
O produtor Américo Amano cultiva trigo, soja e milho em Londrina, no norte do Paraná. Trabalhando com cooperativismo há mais de 15 anos, ele faz parte de uma estatística que aponta o Estado como líder em exportações através das cooperativas.
O negócio movimentou US$ 1,125 bilhão entre janeiro e julho de 2011. No segmento de cooperativas o Paraná ficou à frente de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O maior consumidor dos produtos exportados é a China.
De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior os asiáticos levam principalmente açúcar bruto e refinado, café em grãos, soja e farelo de soja. O crescimento de 33% sobre o mesmo período do ano passado é o maior resultado atingido pela série iniciada em 2005, um mercado que é revertido em melhor rentabilidade para o setor.
Segundo o gerente comercial da grãos Cocamar, Antônio Sérgio Bris, o movimento representa liquidez, produto com mercado interno e externo, fazendo o escoamento acontecer.
Canal Rural
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

