O projeto de lei que permite que agricultores familiares usem financiamento público rural para comprar terra de parentes em caso de herança (PLP 362/06) vai entrar na pauta de votação no Plenário da Câmara dos Deputados. O compromisso foi assumido pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia, nesta quarta, dia 31, durante o Seminário Nacional da Juventude Rural, realizado em Brasília. O apelo para que a proposta seja votada foi do organizador do evento, deputado Bohn Gass (PT-RS).
Na prática, se a proposta virar lei, avalia Bohn Gass, ficará garantida a permanência de várias famílias no campo. O deputado explica que, hoje, quando um agricultor familiar morre e deixa a terra de herança para seus filhos, o que fica para cada um não é suficiente para sustentar as famílias separadamente. E, geralmente, os irmãos não têm dinheiro para comprar a parte dos outros e nem acesso a crédito rural para isso.
– No fim, eles acabam vendendo a propriedade, geralmente para um grande fazendeiro, e vão embora para as cidades – relata. Cerca de 835 mil jovens saíram das áreas rurais do país nos últimos dez anos, segundo o deputado.
Agência Câmara de Notícias
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

