De acordo com um levantamento de Safras & Mercado para a evolução da safra 2011/2012, a colheita de café está adiantada com relação ao ano passado. Até 17 de agosto, registrava-se que 92% do total da produção havia sido colhida. Em 2010, no mesmo período, apenas 87% da colheita tinha sido realizada.
Tomando por base a estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2011/2012, de 47,7 milhões de sacas de 60 quilos, estima-se que foram colhidas 43,75 milhões de sacas.
– Com uma cara muito boa, o mercado de café avança bem refletindo temores no abastecimento, insegurança climática e a forte retranca vendedora. Depois do susto financeiro, parece que o café resolveu mesmo assumir uma direção e subir. A geada do começo de agosto no Sul de Minas, embora ainda com informações desencontradas em relação a sua extensão, serviu de apoio para esse avanço – avalia o analista Gil Barabach.
Segundo o analista, independente do tamanho dos estragos que possa ter causado, o frio intenso serviu para relembrar aos envolvidos o panorama de aperto no mercado mundial de café.
– E a partir daí os fundamentos e os cenários foram revisitados, trazendo a realidade do abastecimento de novo à tona. E os baixos estoques fazem com que pequenas quedas na produção tenham um efeito amplificado no mercado – conclui.
Agência Safras
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

