Com investimentos de R$ 200 milhões e geração de 150 empregos, a Bahia ganhará uma usina de biomassa da empresa paulista Energias Renováveis do Brasil (ERB), que utilizará o eucalipto como matéria-prima no fornecimento de energia ao parque industrial da Dow Química, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O novo combustível substituirá o gás natural, reduzindo a emissão de gás carbônico. A unidade baiana da ERB terá capacidade para produzir 1,08 milhão de toneladas/ano de vapor industrial e 108 mil megawats/ano de energia elétrica.
As obras da fábrica serão iniciadas até o final deste ano e o funcionamento está previsto para o primeiro semestre de 2013. “É muito importante a diversificação da matriz energética no estado. Além de ganhos no aspecto econômico, a produção de energia limpa traz melhorias na qualidade de vida, por conta da redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa”, diz o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.
“Estamos satisfeitos com o apoio do Governo da Bahia. Isso reforça nossa decisão de investir no estado e torná-lo estratégico para os negócios da ERB. Temos certeza de que esse é o início de uma parceria bem-sucedida em prol do desenvolvimento da região”, afirma o diretor-executivo da empresa, Paulo Vasconcellos.
Mais empregos – Quando estiver a pleno vapor, a ERB vai gerar 180 empregos diretos, sendo 150 no campo – em áreas de plantio do eucalipto, nas localidades de Tiririca (Conde), Índex (Esplanada) e Olhos d’Água (Entre Rios) – e mais 30 na planta da fábrica, em Candeias. Na fase de construção da unidade, deverão ser ofertados 700 empregos diretos.
Atualmente, o vapor industrial consumido na fábrica da Dow é produzido a partir de gás natural, que será substituído por biomassa, combustível feito a partir da queima do cavaco de eucalipto.
A troca deverá reduzir a emissão de 180 mil toneladas de gás carbônico (CO2) por ano. A Dow será a primeira indústria química do Brasil a obter sua energia a partir de biomassa.
SEAGRI – BA
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

