O cultivo de pescado em Rio Novo do Sul, que, apesar de recente, tem atraído cada vez mais a atenção de pscicultores do município, será tema de curso nesta semana, de quinta-feira (25) a sábado (27). O treinamento tem como foco a etapa de processamento da tilápia. São parceiros na iniciativa o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural (SR).
No primeiro dia, os piscicultores se reúnem na sede do SR, no Centro de Rio Novo do Sul, para abordagem dos conhecimentos teóricos. Já nos dois dias seguintes do curso, o grupo irá participar de atividades práticas na propriedade do agricultor Josias Decoté, na comunidade de Capim Angola. As aulas serão ministradas pelo instrutor do Senar Fabiano Giori e vão dar destaque a temas como embalagem, defumagem, congelamento, processamento da pele, tipos de salga e preparo de receitas à base de pescado.
O extensionista do Incaper Ronaldo Alemães Stephanato destaca que a produção e comercialização de tilápias no município estão em fase primária. “Mas há grande interesse por parte dos psicultores em se iniciar na atividade, já que a aceitação no mercado para esse peixe é muito forte. A tilápia é a bola da vez em termos de pescados, aqui, na região. Quem ainda não cultiva, tem nos procurado para orientações a respeito”, comenta.
O extensionista ressalta, ainda, que, frente às boas perspectivas de mercado, a capacitação tem como objetivo incentivar o processamento do peixe, que é uma forma de agregar valor ao produto, além de conservar o pescado. “Os participantes do treinamento também serão orientados para o aproveitamento total do animal. Entretanto, é o peixe processado em filés que mais proporciona retorno financeiro ao produtor”, comenta Ronaldo.
As 15 vagas disponibilizadas já foram preenchidas. Os interessados em participar das próximas edições do curso podem entrar em contato com o telefone do Escritório Local do Incaper em Rio Novo do Sul para mais informações e inscrições: (28) 3533-1213
Ana Carolina Marchesi
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

