O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) está promovendo uma capacitação em emergência sanitária avícola para 14 médicos veterinários, dentre servidores do órgão, profissionais autônomos e docentes. Estão previstas aulas teóricas e práticas, com simulações de ações internas e de campo, necessárias em caso de possíveis doenças que venham a atingir os estabelecimentos. O objetivo é preparar os participantes para atuarem em situação de risco, provocada pela entrada de alguma enfermidade avícola no Espírito Santo.
O curso começou nesta segunda (22), e segue até sexta-feira (26), na sede do Instituto Jones dos Santos Neves. Para as atividades práticas, serão utilizadas granjas localizadas no município de Marechal Floriano e a sala de necropsia do Centro Universitário Vila Velha (UVV). O treinamento está sendo ministrado pela médica veterinária da Universidade de São Paulo (USP), Masaio Mizuno Ishizuka. Na ocasião, serão abordados temas como os conceitos e aplicação em emergências sanitária, as formas de doenças em populações, o conceito de biossegurança: higiene pessoal e operacional e a delimitação das zonas de proteção e vigilância.
Segundo Masaio, o Espírito Santo tem tido uma postura preventiva exemplar. “Esse é o segundo curso de capacitação organizado pelo Idaf no Estado. A preparação desses veterinários é essencial para diagnosticar e controlar rapidamente eventuais situações de emergência avícola, evitando que o problema torne-se alarmante”, alertou a médica veterinária. Ela explicou, ainda, que o grande diferencial deste curso é que, além do conhecimento para debelar o foco da doença, os participantes também são instruídos sobre os cuidados necessários para sua própria proteção, já que as enfermidades também atingem os seres humanos.
De acordo com o gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola, o médico veterinário do Idaf, Gustavo Wassita, o curso é voltado à capacitação dos médicos veterinários que entraram no Instituto neste ano por meio de concurso público e que irão atuar nos polos avícolas do Estado. Também servirá para promover uma reciclagem dos profissionais que já trabalham no setor. “Com isso, pretendemos fortalecer a atenção avícola no Espírito Santo e melhorar os nossos resultados nas auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.
Jória Motta Scolforo/Francine Castro
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

