Os produtores Fundão e Vila Velha foram os grandes vencedores e receberam os troféus de primeiro lugar do 1º Concurso Estadual de Queijos do Espírito Santo. O resultado foi recebido com muito entusiasmo pelos participantes, na noite dessa sexta-feira (12), na 35ª Exposição Estadual Agropecuária – GranExpoES 2011, em Carapina, na Serra.
O concurso foi composto por duas categorias: queijo tipo minas padrão (em que foram julgados atributos como apresentação, cor, textura, consistência e paladar) e queijo inovação (avaliação quanto à apresentação, criatividade e sabor). A primeira etapa foi realizada com nove juízes técnicos, que avaliaram e classificaram três produtos de cada categoria. A segunda etapa envolveu a realização de voto popular, com degustação para o público que passou pela GranExpoES.
“Esse concurso foi criado para conscientizar as pequenas indústrias de produtos lácteos para a importância de imprimir qualidade aos seus produtos, além de promover o avanço do número de produtos cadastrados. A ação visa, ainda, a despertar o senso crítico dos consumidores para que exijam, cada vez mais, produtos de qualidade”, afirmou o gerente Estadual de Pecuária e coordenador do concurso, Pedro Cani.
Além dos produtores dos queijos participantes, estiveram presentes na cerimônia de premiação o secretario de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o gerente Estadual de Pecuária, Pedro Cani, os pesquisadores mineiros do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Paulo Henrique Costa Paiva, e da Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), Adauto Lemos, e visitantes da feira.
Vencedores:
Queijo Minas Padrão
1º lugar – Empresa Sunny Day – Fundão
2º lugar – Empresa Agrope –Venda Nova do Imigrante
3º lugar – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Alegre
Queijo Especial
1º lugar – Empresa Rico Caipira – Vila Velha (Mussarela com tomate seco)
2º lugar – Empresa Rico Caipira – Vila Velha (Queijo recheado com goiabada)
3º lugar – Empresa Bimbo – Afonso Cláudio (Creme Ricota Cremosa)
Concurso
O 1º Concurso Estadual de Queijos do Espírito Santo contou com nove juízes que avaliaram características físicas e sensoriais dos queijos concorrentes, provenientes de vários laticínios capixabas, e os três primeiros produtos classificados em cada categoria passaram por testes de aceitação e preferência do consumidor.
Já na degustação pública os participantes responderam a perguntas, como “Gosta ou não?”, “Qual dos três você prefere?”, entre outras, com o auxílio dos estudantes de Nutrição da Faculdade Salesiana, coordenados pelos professores da instituição.
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

