Reaproveitamento de água do descascamento do café reduz o consumo em até 90%

por admin_ideale

As pessoas que visitarem a GranExpoES 2011 podem conferir um modelo do Sistema de Limpeza de Água Residuária (SLAR) do processo de descascamento do café. O equipamento é apresentado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para mostrar o funcionamento do reaproveitamento da água na despolpa do café conilon, processo utilizado para a melhoria da qualidade e proporciona agregação de valor do produto. Com a máquina é possível economizar até 90% de água, se comparado ao sistema sem o aproveitamento da água residuária.


No processo de descascamento sem o uso da recirculação, são usados em média cinco litros de água para produzir um litro de conilon descascado, enquanto no sistema de reuso da água residuária a quantidade necessária cai para meio litro de água para produzir a mesma quantidade. A água residuária também pode ser utilizada como matéria orgânica e auxiliar na nutrição dos pés de café, diminuindo o custo e a quantidade dos insumos agrícolas usados pelo produtor rural na lavoura.


O pesquisador do Incaper, Aldemar Polonini, elaborou o modelo do SLAR e explica como um contaminante ambiental pode servir de nutrição natural para a planta e ainda ser reutilizado diminuindo o impacto ambiental da atividade cafeeira. “O reuso da água no processo reduz em 90% a quantidade de água limpa utilizada no descascamento, além de ser usado na compostagem da lavoura”, afirma.


A visitante da GranExpoES, Rosimary Nobre, recebeu as explicações do pesquisador do Incaper e gostou de saber da existência de um trabalho tão importante para a sustentabilidade da produção de café. “O sistema é fantástico pelo fato de diminuir os impactos ambientais de uma atividade tão disseminada como o café e ainda reduzir os gastos do produtor rural. Além de tudo o sistema é simples, fazendo com que a ideia da reutilização seja rapidamente entendida”, completa.


O Estande sobre Cafés Especiais, do Instituto, também aborda as tecnologias para a produção de café conilon e a melhoria da sua qualidade, como o vergamento, a produção de mudas clonais, as novas técnicas de poda.


As visitas ao estande estão abertas até domingo (14), das 10 às 22 horas.


 


Leandro Abreu


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar