Curso de primeiros socorros para bovinos será realizado em Atílio Vivácqua

por admin_ideale

Nesta quinta (14) e sexta-feira (15), pecuaristas de leite e trabalhadores rurais de Atílio Vivácqua vão participar do curso de primeiros socorros para bovinos, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Por meio do treinamento, serão capacitados para tomar decisões em situações emergenciais e reconhecer os principais sintomas das doenças mais frequentes. O curso é oferecido juntamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Semderma) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).


A programação foi dividida em dois momentos. No primeiro dia os 15 participantes vão se reunir no auditório da Casa do Produtor Rural, no Parque de Exposição Scarpão, localizado na sede do município, onde terão aulas teóricas. No dia seguinte, uma visita será realizada em uma propriedade da região, que será definida de acordo com a escolha do grupo para o desenvolvimento das atividades práticas.


Os temas serão ministrados pelo veterinário e instrutor do Senar, Rômulo Sabroza Rodrigues, e vão abordar a aplicação de vacinas e medicamentos e técnicas de contenção, para imobilizar o animal da forma correta nos casos de procedimentos cirúrgicos ou tratamentos. Os produtores também serão capacitados para reconhecer aspectos iniciais de determinadas doenças, agirem no caso de situações de emergência e a entender a bula dos remédios mais utilizados.


O extensionista e chefe do escritório local do Incaper, José da Costa Neto, ressalta a importância de preparar o pecuarista para lidar com os sintomas de uma possível doença. “Se o produtor ou trabalhador não tiver o mínimo de conhecimento, as chances de perder o animal só aumentam. E no caso dos pequenos produtores, que são o público deste treinamento, essa perda representa grandes prejuízos. Por meio das aulas, os participantes vão saber identificar os problemas mais recorrentes e estarão aptos para distinguir se podem resolver com a aplicação de algum medicamento ou se será necessário encaminhar o animal para um veterinário”, explica.


Por ano, são produzidos seis milhões de litros de leite em Atílio Vivácqua, o que faz da pecuária leiteira a segunda principal atividade econômica do município, seguindo a cafeicultura. Cerca de 160 propriedades estão envolvidas na atividade. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone do escritório do Incaper em Atílio Vivácqua: (28) 3538-1233


 


Ana Carolina Marchesi


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar