Com a colheita do café conilon em fase final no Espírito Santo, os produtores começam a pensar na safra do ano que vem. Para o sucesso da lavoura na colheita seguinte, alguns cuidados são essenciais nesse período. A nutrição das plantas é um assunto específico e deve ser tratado com atenção.
O crescimento observado nos cafezais agora é uma preparação para a próxima safra. Uma nutrição adequada faz com que as plantas estejam preparadas para produzir bem. “Esse cuidado agora reflete lá na frente. A nutrição, além de desenvolver a planta, também é responsável pelo tamanho e peso final dos grãos, pela qualidade do que vai colher”, diz o engenheiro agrônomo, José Guilherme Rizzo.
Ao terminar a colheita, os cafeicultores devem realizar a poda das plantas, deixando os ramos produtivos livres para se desenvolverem. Além disso, é importante fazer a análise de solo e foliar para avaliar a necessidade de adubo necessária na lavoura. “Para cada nível tecnológico existe uma determinada adubação. Mas o básico, com lavoura irrigada adequadamente, são quatro adubações anuais. A primeira, após a poda, em agosto; a segunda, em outubro ou novembro; a terceira, até janeiro; e a última, para fechar, em março, no período de enchimento dos grãos. Mas depende das avaliações feitas na lavoura”, afirma Rizzo.
O agrônomo ressalta que não adianta somente colocar determinado nutriente no cafezal sem conhecer a necessidade da planta porque ela pode não corresponder adequadamente. “Você pode está investindo um valor que não terá retorno. Mais do que a quantidade, é fundamental o equilíbrio de todos os elementos, de todos os nutrientes. Por isso, é importante análise de solo e da folha. Assim, consegue o equilíbrio do solo para que a planta responda o que você vai fazer durante o ano”, finaliza Rizzo.
Redação Campo Vivo
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

