Um curso de operador de ordenhadeira mecânica será realizado no Sítio Vista Alegre, na Comunidade de Vargedo, para 15 produtores rurais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de leite no município de Afonso Cláudio. O curso será realizado pelo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a prefeitura municipal,
A capacitação, que começa nesta quarta (15) e segue até sexta-feira (17), das 08 às 16 horas, será a primeira da região abordando o tema que tem vital importância para o uso correto da ordenhadeira mecânica e também para adequação da Instrução Normativa 51, que regulamenta a qualidade do leite produzido no Brasil.
De acordo com o extensionista do Incaper, Anderson Pagoto, aproximadamente 50 produtores que já possuem a ordenhadeira, mas não receberam curso para o manuseio do equipamento. “Tivemos uma procura grande, de pessoas interessadas em participar do curso, mas para que o conhecimento seja melhor absorvido, estamos realizando a capacitação em etapas. O Incaper pretende mobilizar os demais produtores da região para outro curso entre dois e três meses”, afirma.
O foco principal do curso será a higienização adequada do equipamento e da regulagem de vácuo, que se regulado de forma errado pode causar alguma lesão na teta do animal.
Leandro Abreu
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

