5º Noroeste Café Conilon será nesta sexta

por admin_ideale

Será realizada nesta sexta-feira (10) a quinta edição do ‘Noroeste Café Conilon’, que visa a promover a sustentabilidade do cultivo de café conilon. O evento é promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no viveiro da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), em São Gabriel da Palha, na rodovia que liga São Domingos do Norte ao município, Km 11.

O tema deste ano será ‘Organização de produtores e uso de tecnologias: uma questão de sustentabilidade’. A expectativa é de 400 pessoas, na sua maioria produtores rurais da região, participem do evento.

O 5° Noroeste Café Conilon, realizado em parceria com a Cooabriel e as prefeituras de São Domingos do Norte e São Gabriel da Palha, vai discutir temas separados em quatro estações demonstrativas. A primeira estação, ministrada pelo coordenador estadual de Cafeicultura, Romário Ferrão, apresentará as características da variedade clonal ‘Conilon Vitória’, desenvolvida pelo Incaper após cerca de 20 anos de pesquisa.

De acordo com o chefe do Escritório Regional Noroeste do Incaper, José Carlos Grobério, além dos produtores entenderem as vantagens da implantação do ‘Conilon Vitória’, os cafeicultores vão receber orientações para a variedade atingir o potencial de produtividade desejado. “O evento é importante para o desenvolvimento sustentável”, afirma Grobério.

Na segunda estação o engenheiro agrônomo da Cooabriel, Wander Ramos, apresentará as tecnologias utilizadas para a produção de café conilon, com o uso do exemplo da lavoura demonstrativa da variedade ‘Vitória Incaper 8142’. Na terceira estação, os participantes receberão orientações sobre o uso de tecnologias para melhoria de qualidade do produto, com o pesquisador do Incaper, Aimbiré Francisco Almeida.

Na quarta e última estação, o presidente da Cooperativa de Trabalho em Tecnologia, Educação e Gestão (Coopettec), Wellington Luiz Pompermayer, vai mostrar a importância do associativismo e como o trabalho realizado em conjunto pode favorecer na produção e comercialização do café.

O café conilon é cultivado em 64 municípios do Espírito Santo e o município de São Gabriel da Palha se encontra entre os maiores produtores do Estado. Os outros municípios com produção superior a 400 mil sacas por ano são Vila Valério, Jaguaré, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Nova Venécia e Pinheiros. Em 2010, a safra capixaba de conilon foi de 7,33 milhões de sacas.



Leandro Abreu

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar