O deputado Atayde Amani assumiu a presidência da Frente Parlamentar Cooperativista Estadual (Frencoop/ES). A solenidade aconteceu juntamente com a posse da nova diretoria e dos conselheiros do sistema OCB/Sescoop-ES, nesta segunda-feira (30), em Vitória.
A Frencoop/ES oferecerá a sustentação política ao cooperativismo estadual, e deverá se reunir periodicamente na Assembleia, com o propósito de fortalecer o setor dentro do Estado e junto ao governo Federal.
Em seu discurso de posse, Atayde Armani, que também preside a Comissão de Agricultura, manifestou a sua convicção em defesa do sistema: “O cooperativismo é o melhor sistema que existe!” – disse o deputado, ao defender os princípios de seriedade, integridade e transparência para o desenvolvimento da filosofia.
Ao tomar posse, o presidente da OCB/ES, Esthério Colnago, defendeu o fim da bitributação que, segundo ele, impede o crescimento das cooperativas capixabas e afirmou: “O desafio é grande, os obstáculos também, e muito maior é a vontade e a disposição de vencê-los!”.
Parafraseando o hino do Espírito Santo, Colnago ainda explicou a sua motivação sobre o cooperativismo no Estado: “Somos nós a falange do presente, em busca de um futuro esperançoso!”.
Considerado “o maior governador cooperativista do Brasil” pelo presidente da OCB/ES, o governador Renato Casagrande anunciou a assinatura do termo de ajustamento do ICMS do leite, que reduziu recentemente a tributação ao produto.
Casagrande ainda disse que está “inteiramente à disposição” para discutir as questões relacionadas ao cooperativismo e que todo o seu governo está direcionado para fortalecer o cooperativismo no Espírito Santo.

