Na semana em que o País comemora o Dia Nacional do Café, celebrado na segunda-feira (24), o município de Domingos Martins reúne cafeicultores em um Dia de Campo, nesta quarta-feira (25), para discutir a utilização de boas práticas agronômicas e ambientais em benefício desse cultivo. O encontro é promovido pelo Incaper, no Sítio Canto Alegre, propriedade do agricultor Eliezer Antonio Lorenzoni.
A prefeitura local e o Idaf são parceiros na realização do evento, que irá receber cerca de 100 produtores da região e de Marechal Floriano. O objetivo, segundo o extensionista do Incaper, João Miranda dos Santos, é orientar os agricultores quanto à importância do licenciamento ambiental, adequações necessárias nos estabelecimentos e utilização das Unidades de Beneficiamento de Café – máquinas de secador, pilagem e despolpador.
O sítio escolhido para sediar as atividades possui todas essas unidades e produção acima da média municipal. “É uma propriedade assistida pelo Incaper há mais de dez anos e que apresenta tratos culturais bastante corretos. No local, são produzidas 23 sacas a mais, por hectare, que as demais fazendas do município. É um espaço muito propício para estimular os participantes e orientá-los para que apliquem o conhecimento adquirido em suas propriedades”, explica João Miranda.
Em Domingos Martins, a cafeicultura é, predominantemente, de Arábica e ultrapassa a produção de 100 mil sacas por ano. São 6.000 hectares com média produtiva de 17 sacas por hectare, anualmente. Mais informações sobre o Dia de Campo podem ser obtidas pelo telefone (27) 3268-2521
Programação
13h – Recepção aos participantes
13h15 – Abertura oficial
13h30 – Palestra ‘Projeto de adequação ambiental das unidades de beneficiamento’, com Frederico Lopes, engenheiro agrônomo do Idaf, e Eliezer Antonio Lorenzoni, cafeicultor.
Estação 01- Tema: ‘Manejo e utilização da palha de café’, com Edgar Antonio Formentini, extensionista e coordenador do Programa Estadual de Agroecologia do Incaper
Estação 02- Tema: ‘Uso da palha e lenha em secador’, com Aldemar Polonini Morel, técnico do Incaper
Estação 03- Tema: ‘Destino de água residuária’, com Frederico Lopes, engenheiro agrônomo do Idaf
Estação 04- Tema: ‘Manejo de casca do café’, com Plinio Fazolo, técnico do Incaper
16h30 – Encerramento
Ana Carolina Marchesi

