RECEITA – Carne de búfalo

por admin_ideale

A criação de búfalos no Brasil tem crescido bastante nos últimos anos. Estima-se que dentro de 30 anos, o país terá um rebanho de 50 milhões de cabeças. Esse animal doméstico da família dos bovídeos, de origem asiática, é utilizado para produzir carne e leite.


O búfalo é um animal que tem grandes dimensões. Seu tamanho pode atingir 1,7 metros de altura, três de comprimento e 900 kg de peso. No entanto, apresenta uma docilidade surpreendente e muita proteína em seus produtos. È essa docilidade e os variados benefícios que o animal pode proporcionar que conquistaram o produtor José Luis Casati. “Muitas pessoas veem esses animais como ferozes, mas eles só têm tamanho. São muito mansos quando são domesticados pelos donos”, comenta.


Criador de búfalos há 10 anos, atualmente, Casati possui 240 cabeças de búfala leiteira, da raça Murrah, em sua propriedade de 100 hectares. Na fazenda Angelin, localizada no distrito de Regência, em Linhares, além da criação de búfalos para venda do animal para frigoríficos, o pecuarista também utiliza o animal para fabricação de queijo mussarela e outros derivado do leite do animal, como manteiga, ricota e doce de leite. A produção leiteira na fazenda Angelin é, em média, de 220 litros de leite por dia.


Casati diz que a criação de boi exige mais cuidado com os tratos do rebanho, já o búfalo é mais resistente. “Ele não dá carrapato e nem mosca de chifre. E ainda é mais resistente a verminose”, diz. O valor do animal no mercado chega a ser maior do que os bovinos. O preço da arroba do búfalo vale 5% a mais do que a de boi”, afirma Casati.


Do pasto para a panela. Ainda desconhecida de grande parte dos consumidores, a carne de búfalo, assim como o leite, possui um sabor especial. Aliado a isso, os benefícios para a saúde também chamam a atenção (veja quadro). Quem já conhece todos esses atrativos é Helena Bonomo, esposa de Casati. Ao som de uma boa música sertaneja, ela arruma a mesa enquanto o pecuarista ensina a preparar três receitas com a carne de búfalo para comprovar o sabor diferenciado. “Ah! Gosto de cozinhar. Tem que ser com amor”, diz Casati, revelando o já percebido segredo do casal.


 




 


 


Receitas


 


CARNE DUAS HORAS


Ingredientes:


1 pedaço de  fraldinha ou de chã de dentro do búfalo de 500 gramas (ou do tamanho que preferir)


Sal grosso


3 litros de óleo



Modo de preparo:


Deixe a carne de molho por duas horas no sal grosso. Depois pegue uma panela funda e despeje o óleo. Quando o óleo estiver bem quente, jogue a carne. Frite até dourar os dois lados. Tire a carne da panela e dê um corte nela para ver se está bem frita. Se não estiver, deixe mais um pouco. Sirva-se.


 


BIFE DE COSTELA NA CHAPA (TIRA DE ASSADO)


1,5 kg de bife de costela (separe os bifes com 200 gramas cada ou conforme desejar)


1 dente de alho


Sal


1 cebola


*a mesma receita pode ser feita trocando o bife de costela pela chuleta.


Modo de preparo:


Tempere o bife com sal. Pegue o dente de alho e esfregue no bife. Casati diz que o segredo é não misturar o alho com a carne e o sal, mas somente esfregar o dente de alho na carne.


Depois de temperado, retire um pedaço de gordura do bife, frite-o na chapa, esfregando como se estivesse passando óleo nela. Quando a chapa estiver quente e a gordura um pouco derretida, jogue a gordura fora e frite o bife. Quando ele estiver dourado dos dois lados e perceber que está frito, corte a cebola em fatias e jogue por cima do bife. Deixe fritar um pouco mais e está pronto.


 


Revista Campo Vivo


matéria publicada na edição 07


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar