Mais de 400 cafeicultores de todo o Estado participaram, nesta quarta-feira (02), do I Encontro Estadual do Café Conilon Cereja Descascado, que aconteceu no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Santa Teresa. O evento teve como objetivo apresentar aos produtores a potencialidade do produto no mercado por meio da técnica do descascamento do grão.
Na oportunidade, o secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o mercado requer qualidade e que uma das metas do Governo do Estado é fazer com que os produtores tenham um café cada vez melhor para abrir as portas dos mercados tanto nacional quanto internacional. “A qualidade do café tem garantido ótimos preços. Mas, no futuro, é condição essencial para a permanência dos cafeicultores no mercado”, avaliou.
Enio também destacou que o cooperativismo no Espírito Santo tem avançado muito na inclusão social dos agricultores familiares. Mas, segundo ele, ainda há muito trabalho a ser feito no Estado e as cooperativas agrícolas capixabas são fundamentais em todos os programas e ações da Seag.
O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, apontou que na última semana houve a inauguração de uma cafeteria em um shopping na Grande Vitória onde um de seus blends apresenta 40% de café Conilon proveniente do Vietnã, e que isso precisa ser mudado.
“Minha aposta é que esse projeto de Conilon descascado vai marcar o rumo e trará grande destaque para a cafeicultura capixaba. Além disso, a criação do prêmio é um incentivo aos produtores para que eles participem desse arranjo produtivo e melhorem a qualidade do café cada vez mais”, indicou Evair
Campo Vivo

