Para ministro, subsídios em países ricos elevam preços dos alimentos

por admin_ideale

 


O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse em entrevista aos jornalistas, depois da reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que os responsáveis pela alta dos preços dos alimentos no mundo são os países desenvolvidos, que concedem altos subsídios aos seus produtores.


O Brasil, segundo Rossi, vende seus produtos agrícolas a preços justos.


– Com os subsídios que os países ricos concedem aos seus agricultores, as mercadorias ficam mais caras. O Brasil não tem culpa nenhuma do aumento dos preços. Não foi o Brasil que estimulou a especulação financeira nos mercados de commodities agrícolas. Somos eficientes, produzimos com baixo custo e colocamos produtos no mercado a um preço justo – acrescentou.


O ministro ressaltou que há também um problema estrutural de queda de oferta e aumento de demanda por alimentos, que tem elevado as cotações agrícolas.


– Há uma demanda superaquecida, impulsionada pela melhora da qualidade de vida nos países emergentes. Isso é bom. O povo quer comer e, com isso, o Brasil, que é o maior fornecedor mundial de alimentos, pode ser recompensado por seu esforço produtivo – afirmou.


Rossi criticou a posição de alguns países, como a França, que têm defendido algum tipo de limite para os preços agrícolas no mercado internacional.


– Enquanto os preços estavam em níveis historicamente baixos, não vi nenhum presidente da França, ou de outro país desenvolvido, defendendo limites para os preços. Agora que os grandes produtores, como o Brasil, têm tido protagonismo no mercado, surge esse tipo de proposta. Eles (países ricos) têm uma agricultura subsidiada e querem limitar os ganhos modestos dos produtores brasileiros – criticou.


 


Agência Estado

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar