O preço do café conilon no Espírito Santo registrou forte alta nos últimos dias. Na semana passada, a saca de 60 quilos do produto estava cotada em R$194 no Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV) e nesta semana ultrapassou os R$200. Um dos fatores que influenciaram a alta nos valores do conilon foi a baixa produção de café arábica na última safra.
O diretor financeiro do CCCV, Bruno Forzza Sarcinelli, diz que a produção de arábica menor do que o esperado, principalmente na Colômbia e outros países da América do Sul, fez com o preço do café arábica subisse muito. Com isso, o conilon passou a ser mais utilizado pelas indústrias nos blends (mistura de grãos de espécies ou qualidades diferentes para fabricação do café torrado). “A demanda pelo conilon aumentou, o preço veio subindo e os produtores, sabiamente, venderam a produção aos poucos. E é por isso que está com um preço melhor agora”, diz Sarcinelli.
Com a previsão para a próxima safra de uma colheita de cerca de 12 a 14 milhões de sacas de café conilon no Brasil, e da venda de aproximadamente 30% desta safra (entrada de quase quatro milhões de sacas no mercado), é provável que em abril ou maio o preço do café conilon possa cair. “Se o arábica continuar subindo, o conilon permanece nesse patamar. Mas se o arábica começar a cair, o conilon pode ter uma pequena queda em sua cotação”, analisa o diretor financeiro do CCCV.
Redação Campo Vivo
Láyna Arpini

