Pesquisador do Incaper concorre ao título de ‘Capixaba do Ano’

por admin_ideale

 


O pesquisador do  Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e doutor em Fitopatologia, José Aires Ventura, está concorrendo à votação Capixabas do Ano, promovida pelo  jornal A Gazeta. Aires está na disputa na categoria  Inovação ou Tecnologia, que pela primeira vez compõe o concurso.


Os três concorrentes de cada categoria foram selecionados por repórteres e editores do jornal A Gazeta entre os nomes que mais se destacaram em 2010. Os dez vencedores serão conhecidos em uma edição especial da Revista.AG, que vai circular no dia 26 de dezembro.


Até o dia 15 de dezembro a votação está aberta no portal gazetaonline. Qualquer pessoa pode votar no link: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/12/716272-capixabas+do+ano+quem+merece+ser+o+destaque+de+2010+em+inovacao+ou+tecnologia.html  


Ao todo, são dez áreas: Educação, Saúde, Cidadania ou Meio Ambiente, Estética, Inovação ou Tecnologia, Moda ou Design, Empresa Privada, Administração Pública, Esporte e Cultura. Neste ano, o prêmio ganha uma nova categoria: ‘Inovação ou Tecnologia’, que substitui o Empreendedor do Ano.


José Aires Ventura


José Aires Ventura é pesquisador do Incaper desde 1976, e atualmente é chefe da Área de Pesquisa do Instituo. Aires tem uma produção bibliográfica superior a 630 trabalhos, incluindo artigos em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros, resumos em períodicos e anais de eventos científicos. Possui 15 produtos tecnológicos, 2 software, 1 processo ou técnica e outros 318 itens de produção técnica e científica. Em sua carreira, já recebeu 10 prêmios e/ou homenagens, com destaque para o Prêmio Frederico de Meneses Veiga, da Embrapa e da Sociedade Brasileira de Fitopatologia.


Como pesquisador, o Dr. José Aires Ventura participou ativamente como coordenador de projetos de pesquisa, com destaque para abacaxi e banana.


Em 2006 o pesquisador foi o responsável pelo lançamento da cultivar Vitória, uma nova variedade de abacaxi, resistente à fusariose, importante doença que causa em média mais de 40% de perdas nos frutos e até 20% de perda nas mudas. Esta nova cultivar teve ampla aceitação comercial pela qualidade do fruto e é a responsável pela expansão da cultura para o Norte do Espírito Santo. Outros estados e até países já estão interessados nesta nova cultivar que tanto pode ser usada para o consumo in natura ou para a agroindústria. Só no Estado já foram distribuídas mais de 1,6 milhões de mudas para os produtores capixabas.


Além disso, estão em fase de conclusão os estudos relativos ao abacaxi ornamental, uma variedade pequena, sem espinhos, de coloração arroxeada e longa duração, que tem como finalidade a composição de arranjos e decoração de espaços. O abacaxi ornamental foi identificado por José Aires durante viagem à Amazônia.


Após quase 30 anos de estudos desenvolvidos por José Aires, foram selecionados e lançadas em 2005 as novas cultivares de banana ‘Vitória’ e ‘Japira’, com resistência à sigatoka-negra, mal-do-panamá e sigatoka-amarela, com produtividade superior às cvs. Prata e Pacovan, tendo os frutos excelentes qualidade e aceitação comercial. A tecnologia gerada pelo pesquisador tem tido ampla divulgação nacional. Laboratórios de cultura de tecidos, privados, de vários estados do país, também manifestaram interesse no sentido de multiplicar e comercializar as mudas dessas cultivares.


Outro destaque das pesquisas do Dr. José Aires Ventura, refere-se aos trabalhos pioneiros com a meleira do mamoeiro, tendo participado dos primeiros projetos de epidemiologia da doença, que possibilitaram estabelecer as medidas de controle, que garantiram a continuidade da exportação do mamão brasileiro destinado ao exigente mercado Norte Americano, além de ampliar o mercado para outros estados do país. Ainda com a cultura do mamoeiro, participa ativamente da equipe do projeto de Produção Integrada, que viabilizou o estabelecimento das Normas Técnicas para o PIFMamão, tendo atualmente o Espírito Santo a primeira empresa exportadora de mamão certificada para a PIF.


 


Paula Varejão


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar