Café perde mercado jovem para energético nos EUA

por admin_ideale

 


Americanos acima dos 45 anos devem garantir o crescimento das vendas de café nos Estados Unidos nos próximos cinco anos. A maioria deles toma uma xícara da bebida diariamente. Já entre os mais jovens, a situação é outra. Reportagem do portal da revista Time publicada esta semana, citando dados da consultoria Mintel, afirma: apenas 27% dos americanos com idade entre 18 e 24 anos ingerem café diariamente. Eles têm substituído a bebida — consumida como nós a conhecemos desde o século XVI, quando ainda era uma rara especiaria oriental — pelos energéticos.


O motivo da mudança, segundo especialistas, seria a falta de investimento em marketing por parte da indústria cafeeira dos Estados Unidos, enquanto, nos últimos dez anos, fabricantes de energéticos têm consolidado diversos rótulos no mercado. O exemplo mais citado é o Red Bull, criado em 1984 e legalizado em 1987, na mesma década em que o café se tornou a segunda commodity mais negociada por preço do mundo, perdendo apenas para o petróleo. Além disso, marcas de bebidas energéticas também vêm se associando a eventos e práticas esportivas, o que poderia lhes conferir uma imagem mais atrelada à saúde que o café.


Bill Patterson, analista sênior da consultoria Mintel, disse à Time que ele não vê um jovem atual “chegando aos 30 anos e dizendo: ‘ok, eu vou consumir café a partir de agora’” e, portanto, “a preocupação é real”. Outros analistas afirmam que o investimento da indústria cafeeira em publicidade e solidificação de marca deve focar principalmente nos cafés gourmets, caminho trilhado com sucesso pela rede Starbucks, segundo eles.


No Brasil, ao que tudo indica, a preocupação deve ser menor. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) declarou, no início de 2010, que previa crescimento 5% do consumo do grão no país este ano. E um estudo da associação relativo a 2009 mostra que a faixa etária de 20 e 26 anos concentrava a maior parte dos consumidores de café naquele ano: 28%. Em segundo lugar, estão os que têm entre 15 e 19 anos, com 24% do consumo — mas também com o maior número de não-consumidores de café (35%).


 


Globo Rural

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar