Milho transgênico já domina plantações no Brasil

por admin_ideale

 


Mesmo com um preço 30% superior que as sementes convencionais, o milho transgênico ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Na última safra, apenas 7% das lavouras foram plantadas com sementes geneticamente modificadas. Nesta safra a área de plantio poderia ser maior do que as 40% existentes, em razão da oferta restrita. “É uma tecnologia valorosa para o agricultor e acredito que essa migração para o transgênico será muito rápida, antes do esperado. Já na safrinha, a expectativa é de que metade das culturas já usem essa tecnologia”, observa Cássio Camargo, diretor executivo da APPS (Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas).

Para a Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), o setor já está apto para atender a safra 2011, onde estarão disponibilizados até 80% das sementes utilizadas durante a safra. Para o diretor executivo da APPS, o preço diferenciado da semente transgênica não é um fator inibidor da demanda. “O produtor que plantou na safra passada percebeu que usar semente transgênica é um investimento, em razão da produtividade e rentabilidade final, pois não exige tanto trato cultural como pulverizações, que normalmente eram feitas diversas vezes durante a safra”, justifica.

Camargo ressalta a importância do produtor respeitar as áreas de refúgio. “O produtor tem que ficar atento, não avançando essa área (de refúgio), que serve como uma barreira natural para que o milho transgênico não contamine outras lavouras que não usam essa tecnologia”.Para atender a demanda, a indústria de sementes passou por diversas adaptações. “Não encontraremos problemas de produção e distribuição nas próximas safras”, conclui Camargo.


 


 


Porkworld

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar