Mais de 90% das amostras de maçã e mamão estão dentro dos padrões de resíduos de agrotóxicos

por admin_ideale

 


Mais de 90% das amostras de maçã e mamão analisadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos últimos quatro anos, estão dentro dos padrões em relação a resíduos de agrotóxicos. Os números constam nos resultados do Programa de Controle de Resíduos de Agrotóxicos e foram apresentados em audiência pública conjunta na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal nesta terça-feira (24), em Brasília. O chefe do Serviço de Controle de Resíduos e Contaminantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Ramos Venâncio, destacou a análise das frutas, realizada entre 2006 e 2009, divulgada na Instrução Normativa Nº 35, publicada Diário Oficial da União (DOU) de 11 de novembro.


O quadro geral de resultados do monitoramento do programa para a cultura da maçã demonstrou 92,11% de conformidade em 2006, 95,54% em 2007, 92,5% em 2008 e mais de 97% até junho deste ano. Em 2008, foi coletado o maior número de amostras e das 240 analisadas no período, 222 estavam em total conformidade com os padrões. Para a cultura do mamão, o monitoramento de resíduos de agrotóxicos apresentou índice de conformidade abaixo dos 90% apenas em 2007. Naquele ano, das 51 amostras coletadas, 88,24% (45) atendiam às exigências estabelecidas no programa de controle do Mapa. Neste ano, a conformidade do mamão já chega a quase 95%.


‘Garantir a qualidade das frutas para os mercados interno e externo é a finalidade do Ministério da Agricultura, que fiscaliza de forma direta, as propriedades agrícolas que não seguem as recomendações para uso das quantidades de resíduos de agrotóxicos. A coleta do material é feita por agentes oficiais e as análises são realizadas nos laboratórios que obedecem normas internacionais.’ destacou Carlos Venâncio.


Na safra 2009/2010, o Ministério da Agricultura vai analisar a quantidade de resíduos e contaminantes nas culturas de abacaxi, alface, banana, batata, limão, maçã, mamão, morango, tomate e uva. A pimenta-do-reino também é um produto a ser monitorado para verificar sobre a presença ou não de salmonelas.


 



Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar