Muita alegria e diversão. Foi assim que aproximadamente 220 crianças da localidade do Rio Quartel, interior de Linhares, comemoraram, no dia 11 de outubro de 2008, o Dia das Crianças. O projeto “Criança Feliz no Campo”, desenvolvido pela Campo Vivo Comunicações, com apoio da Rádio Globo Linhares e TV Cidade, levou ao pátio da Escola Angelo Recla atividade educativas, momentos de lazer e diversão.
A manhã começou com muito exercício físico para as crianças. A fisioterapeuta Vanessa Scaramussa movimentou a criançada com atividades aeróbicas. Depois, as crianças se dividiram em quatro turmas e participaram das oficinas.
O agrônomo, responsável pela central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Linhares, Olivério Poltronieri, explicou sobre a importância de devolver as embalagens utilizadas nas lavouras. “Elas (as crianças) já estão crescendo com a consciência de não deixar as embalagens jogadas na roça”, afirmou o agrônomo.
Na segunda oficina, a alimentação com produtos orgânicos foi o tema que despertou o talento das crianças. Elas desenhavam alguns alimentos que achavam saudáveis, enquanto a nutricionista Luciana Scaramussa explicava os benefícios dos alimentos. “A maioria das crianças disse que já ajudam seus pais na horta que possuem na propriedade e sabem que algumas substâncias tóxicas podem prejudicar a saúde”.
A preservação da água e do meio ambiente também foi defendida na terceira oficina. Na quarta e última oficina, o Palhaço Turetinha alegrou a criançada com piadas e brincadeiras. Para a diretora da escola, Élida Nascimento Santos, a iniciativa é importante para valorizar o trabalho do homem do campo. “As crianças sentem-se prestigiadas com ações como essa e isso acaba sendo uma ferramenta para fixá-las na zona rural”, afirma.
No final da manhã, cada criança recebeu o seu brinquedo e se divertiu com pula-pula, palhaço, picolé, pipoca-doce, sucos, bala, pirulito e muita alegria. O evento, sem fins lucrativos, contou com a colaboração da sociedade linharense que doou os brinquedos que foram entregues às crianças, além do apoio do Movimento de Cursilho de Cristandade, Deputado Estadual Atayde Armani, Supermercados Grassi, José Angelo Pandolfi, Sucos Mais, fisioterapeuta Carla Fiorot e da Escola de Idiomas Interaction.

