Depois de dois anos e sete meses de acampamento na Safra, um grupo do Movimento dos Sem Terra (MST) começa a deixar o local. O destino é a Fazenda Santa Maria, no município de Presidente Kennedy. O terreno produtivo foi desapropriado pela Justiça e a transferência, autorizada há um mês, começou a ser feita nesta terça-feira (30).
De acordo com a assessoria do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Espírito Santo, serão selecionadas 100 famílias para receber os lotes de terra. A área total do terreno é aproximadamente 1.300 hectares. Eles vão deixar de viver de forma improvisada e passar a ter o registro de assentados. “O nosso sonho está realizado. A gente está indo para essa terra para plantar e colher. Vida nova com certeza”, afirma Sonia Gomes.
Um representante do Incra acompanha o processo no local. A mudança deve durar pelo menos mais um dia. Mas as lembranças da última noite na Safra não são boas. Segundo o comando do movimento, a Polícia Militar teria passado a madrugada com armas voltadas para os acampados.
Mas de acordo com o Major Assis, Comandante da 9ª Compahia Independente da Polícia Militar, eles não foram informados da emissão de posse. A notícia que a PM recebeu, foi de que haveria uma invasão na fazenda em Presidente Kennedy. Eles se dirigiram ao acampamento para verificar a informação e só então tomaram conhecimento que a trasferência do grupo era legal. A partir disso, acompanharam a mudança e a entrada do MST na fazenda, para prevenir possíveis conflitos entre eles e os funcionários da propriedade.
Gazeta Sul

