Utilizar as máquinas de irrigação no período noturno pode trazer vantagens para os produtores rurais que vão além do incremento na produção. Por isso, o Sindicato Rural de Linhares, através do seu presidente, Antonio Roberte Bourguignon, solicitou ao deputado Atayde Armani intervenção junto a Escelsa e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) para aquisição de relógios de Dupla Tarifação, bem como, de sua instalação para os produtores rurais.
Com o relógio de Dupla Tarifação seria possível aos produtores rurais fazerem a irrigação no período da noite, horário entre 21h30 e 6h do dia seguinte, que é o de menor consumo de energia em toda a rede, proporcionando um desconto de até 77% sobre a tarifa da conta de energia.
O deputado Atayde Armani se reuniu nesta segunda-feira (25) com o secretário de Agricultura do Estado, Ricardo Santos para levar essa solicitação. “A região de Linhares é grande consumidora de energia rural destinada à irrigação, por isso acredito que o secretário vai levar a proposta ao governador para que os produtores rurais da região sejam beneficiados. O que contribuiria com a redução na tarifa de energia e consequentemente uma alternativa para poupar o meio ambiente com a redução do desperdício de água”, relata Atayde Armani.
O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Bourguignon, argumenta que a aquisição individual pelos produtores rurais do relógio onera em muito o custo final, por isso pede que a Escelsa adquira e instale o equipamento, mas que todo o custo seja cobrado na conta mensal de cada produtor individualmente, parcelado em quatro vezes mensais.
Além disso, Bourguignon solicita a extensão do benefício do horário noturno aos sábados, domingos e feriados nacionais em dias fixos, na totalidade das 24 horas. “Utilizando o serviço nesta faixa de horário, os agricultores estão contribuindo para evitar a sobrecarga no sistema elétrico, além de economizar no consumo de água que, devido à elevação da temperatura no período diurno, acaba sendo desperdiçada através da evaporação”, afirma presidente do sindicato.
Simone Sandre

