Os produtos orgânicos brasileiros estão ganhando o mundo cada vez mais. Conhecido por sua excelência na produção de artigos desse tipo, o país movimenta cerca de US$ 250 milhões provenientes dos orgânicos, 70% deles vão para o exterior.
Países como EUA, Alemanha e mais recentemente o Japão, já reconheceram o potencial de nosso país em produzir alimentos mais saudáveis e naturais. O Projeto Organics Brasil é um dos responsáveis por toda essa simpatia por nossos produtos e leva o nome do país ao resto do globo.
Criado há três anos com o objetivo de fomentar a comercialização dos produtos certificados no exterior, o Projeto já tem mais de 60 empresas associadas, instaladas em 13 estados diferentes e produzindo os mais variados produtos orgânicos.
As empresas associadas ao projeto conseguiram uma arrecadação de US$ 29 milhões no primeiro semestre desse ano, alcançando a meta anua. “O objetivo do Organics Brasil é estimular que produtores e empresas do setor se desenvolvam neste mercado, com o suporte necessário para aprimorar os negócios e ampliando oportunidades para o comércio exterior “, explica Ming Liu – coordenador executivo do Organics Brasil.
Cada vez mais mercado
O Projeto Organics Brasil surgiu para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única, que representa a vocação do nosso país para produzir orgânicos com qualidade, atendendo aos mais exigentes padrões de adequação sócio-ambiental
O Projeto cresceu muito desde a sua criação, em 2005, e hoje já soma 65 empresas associadas.
Made in Brazil
De acordo com especialistas, a grande área de cultivo e a proibição do uso dos transgênicos são as principais razões para o interesse de países do exterior pelos produtos orgânicos brasileiros.
A agricultura orgânica combina métodos tradicionais, como o plantio direto, com o uso de técnicas modernas, como o controle biológico de pragas.
A regra é evitar fertilizantes químicos ou agrotóxicos. Na Alemanha, apenas para citar um país que já aderiu aos produtos made in Brazil, o consumo de produtos orgânicos movimenta anualmente US$ 10 bilhões. Dentro de dez anos, estima-se que esses produtos ocupem 20% do mercado de alimentos do país.
administradores.com.br

