O Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam, desta segunda-feira (02) até sábado (07), dois cursos técnicos sobre a melhoria da qualidade do leite para produtores familiares de Apiacá.
O Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam, desta segunda-feira (02) até sábado (07), dois cursos técnicos sobre a melhoria da qualidade do leite para produtores familiares de Apiacá.
A primeira capacitação será realizada desta segunda (02) até quarta-feira (04), na propriedade do Sr. Nilton de Oliveira Fraga, na comunidade São José da Prosperidade, com a participação de 12 agricultores. De quinta-feira (05) à sábado (07), o curso se repetirá na Escola Municipal do Limão, com 13 produtores. As atividades têm início às 12h e serão ministradas pela zootecnista do Senar, Suely Prates Zago.
Os participantes receberão informações sobre o uso do tanque de resfriamento de leite e como proceder para obter melhor qualidade de sua produção, baseada na Instrução Normativa nº 51, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que organiza a legislação sanitária federal sobre a produção de leite.
No último dia 04, o município de Ibitirama recebeu dois tanques de resfriamento de leite, cedidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura de Pesca (Seag). Portanto, para o aproveitamento satisfatório destes tanques, serão ministrados os cursos que qualificarão os produtores para utilizá-los.
“O tanque de resfriamento de leite centralizará e conservará a produção do município, o que vai facilitar o transporte do produto. O caminhão precisará passar em apenas um ponto, de dois em dois dias, o que diminui o frete e o custo de produção do leite”, explica o técnico agrícola do Incaper de Apiacá, Jarbas Teixeira Borges.
De acordo com a Instrução normativa n° 51, para que o leite obtenha a qualidade desejada, é preciso que ele seja resfriado até duas horas após a sua retirada, e a temperatura deve ser baixada de 36° para 4°. Com o tanque de resfriamento, esta determinação será atingida em Apiacá, o que trará para os produtores maior rentabilidade na atividade leiteira.
A pecuária de leite é a atividade que mais gera empregos na região baixa de Apiacá. No município, o rebanho bovino é formado por 3,235 mil vacas, com produção anual de leite de 3,840 milhões de litros e as pastagens ocupam cerca de 3,352 mil hectares.

