Brasileiros pagam mais caro por máquinas e insumos

por admin_ideale

 


A estranha diferença de preços de máquinas e insumos agrícolas vendidos no Brasil e em outros países do Mercosul, levou o deputado federal Luís Carlos Heinze (PP-RS) a cobrar esclarecimentos e providências do Governo. Em requerimento de informações enviado aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o deputado gaúcho solicitou estudo sobre as diferenças dos valores praticados e cobrou medidas para corrigir a distorção.

Heinze exemplifica que uma colheitadeira Massey Ferguson, modelo AKT5650, fabricada no Brasil, é vendida aos produtores do Uruguai a 82,5 mil dólares, cerca de R$ 140 mil. Por outro lado, os produtores brasileiros pagam, pelo mesmo produto, aproximadamente R$ 250 mil. “Não pode o Governo permanecer insensível e inerte diante de tal situação que prejudica a todos os brasileiros. Os produtores sofrem pesados prejuízos, já que pagam o dobro pelo mesmo produto vendido nos países vizinhos e parceiros do bloco.”

Dificuldade dos agricultores

Em outro documento enviado ao presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, o parlamentar solicitou providências para coibir e punir as instituições financeiras que condicionam a liberação de financiamentos de crédito rural à aquisição de outros serviços bancários. “Para obter um financiamento agrícola, agricultores e pecuaristas são obrigados a comprar produtos como seguros de vida, consórcios e títulos de capitalização”, relata Heinze. O deputado ressalta que a situação é insustentável para a agricultura nacional e requer medidas urgentes por parte do Banco Central.


Diário Popular

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar