O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Prefeitura de Aracruz realizam, nesta quarta-feira (14), a partir das 13h30, um encontro técnico com a comunidade indígena da aldeia Pau-Brasil, para a discussão de alternativas indicadas ao aproveitamento satisfatório das áreas agrícolas da região.
A reunião acontece na própria aldeia e conta com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre lideranças indígenas, técnicos e moradores da comunidade Pau-Brasil, em Aracruz. O objetivo é aproveitar a experiência do Incaper na área agrícola para instruir os índios quanto ao cultivo proveitoso de suas terras.
Na oportunidade, a equipe vai elaborar um planejamento estratégico, com as ações práticas destinadas ao atendimento das demandas indígenas. Dentro da metodologia de capacitação, estão previstas visitas técnicas a outros locais para observação prática de experiências florestais.
De acordo com o administrador rural do Incaper de Aracruz, Almir Gonçalves Viana, os técnicos do Instituto pretendem dar um direcionamento aos índios, tendo em vista as alternativas que não descaracterizem a cultura e tradições da tribo.
As reservas indígenas representam 15% da área do município de Aracruz, ocupando 18 mil hectares de terra, e a população é de aproximadamente 2,5 mil índios.

