Alcooleira, a safra brasileira de cana-de-açúcar crescerá até 15,6% neste ano e será recorde, segundo o primeiro levantamento da safra 2008/09 divulgada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), na Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto.
A previsão é que a safra chegue a até 579,8 milhões de toneladas, contra 501,5 milhões da última safra -na pior hipótese, diz a Conab, a safra deve crescer 11,3%, para 558,1 milhões de toneladas. O crescimento no Norte-Nordeste será de até 8%, chegando a 71,5 milhões de toneladas. No Centro-Sul, a safra passará de 435,4 milhões de toneladas para 508,3 milhões, 16,8% a mais. O Centro-Sul representará mais que a safra total do ano passado.
“Apesar de toda a pressão sofrida pelo setor, vinda de concorrentes, a produção brasileira avança, e isso é bom não só para o país, mas para a humanidade”, afirmou o presidente da Conab, Wagner Rossi.
Da safra total, 44,5% (257,9 milhões de toneladas) serão destinados à produção de açúcar. O restante, 321,9 milhões (55,5%) será usado para fabricar álcool.
Segundo Angelo Bressan, técnico da Conab, no último ano o avanço da cana se deu basicamente em áreas de pastagens. “Do total da expansão deste ano, de 650 mil hectares, 66% [429 mil] ocorreu em áreas de pastagens. É uma lógica simples, essas terras são mais baratas e faz sentido as usinas buscarem essas áreas para plantarem cana nova.”
O país produzirá mais 51,75 milhões de toneladas de cana para produzir cachaça, rapadura e alimentação animal, entre outros fins.
De 2005 a 2008, a produção cresceu 43,6%, e a área plantada, 33,2%, mostrando “o ganho de produtividade”, disse Rossi.
Folha de São Paulo

