Ministério confirma lista com 95 fazendas

por admin_ideale

 


O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, confirmou ontem a validade da lista de 95 estabelecimentos rurais aprovados no Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e habilitados a exportar carne bovina in natura para a União Européia.


Em nota, o ministério afirmou que “a validade foi questionada devido à circular nº 340/08, emitida pela Secretaria para os fiscais agropecuários responsáveis pela vistoria das condições necessárias para exportação”.


“É importante desfazer qualquer dúvida. A lista segue valendo”, afirmou o secretário.


Segundo Kroetz, nesta semana devem ser encaminhados os primeiros embarques à União Européia após o embargo ocorrido em 1º de fevereiro. A decisão foi tomada pelo bloco após autoridades européias e brasileiras não conseguirem chegar a um acordo sobre o número de fazendas brasileiras que poderiam receber certificação para vender o produto. As exportações foram liberadas em 27 de fevereiro.


“Neste momento, em que a demanda comercial para a União Européia passou por um processo de contenção, o gado rastreado chegou a registrar ágio de 15%. Por isso, a situação está exigindo maior rigor na fiscalização dos bovinos abatidos com aquele destino” informou a nota do ministério.


O sistema de rastreabilidade e a erradicação da febre aftosa foram os principais temas da reunião entre o diretor de Saúde e Bem-Estar Animal da União Européia, Bernard Van Goethen, e a equipe da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura ontem.


Van Goethen comemorou a iniciativa de o governo promover um curso de reciclagem de auditores para que possam atuar conforme as exigências européias nas vistorias em fazendas e em empresas que fazem a certificação da carne bovina. “É a primeira vez que inspetores se dedicam a fazer um treinamento de fato. Isso nunca aconteceu nem mesmo com os países membros da União Européia”.


Jornal do Brasil

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar