Encontro de Agroturismo discutirá propostas de fortalecimento da gestão das águas na bacia do Doce

por admin_ideale

 


Promover o debate, a reflexão e a troca de experiências referente à relação turismo, águas e conservação ambiental e cultural, para discutir propostas para o fortalecimento da gestão das águas em busca de um desenvolvimento sustentável na bacia do rio Doce. É com esse objetivo que será realizado o Encontro de Agro e Ecoturismo das Águas do Rio Doce, no dia 03 de abril, das 18h às 22h, nas instalações da Faceli/UAB, em Linhares. O encontro contará com a participação de 100 estudantes e profissionais da área de turismo rural. Diversos mini-cursos estão programados entre eles “Cores da terra”; “Plantas aromáticas e medicinais”; “RPPN – Possibilidades e oportunidades turísticas e ambientais” e “Trilhas interpretativas”, com Mirian Rosas Mangueira do Instituto Capixaba de Ecoturismo.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até do dia 30 de abril no site:  http://www.aguasdoriodoce.com.br


Às 20 horas, acontece o Café com Prosa (um coffee break com os produtos da região) e o lançamento dos livros “Nas trilhas do Ecoturismo do Brasil”, do professor Zysman Neiman e Jayme Henrique Pacheco, da Universidade Federal de Santa Catarina, e “Nostra –– Experiência de Desengano e Documentário Histórico Cultural dos moradores do distrito de Desengano de Linhares”, de Ivana Lass.


O encontro é uma ação conjunta do Instituto Capixaba de Ecoturismo, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria Municipal de Turismo de Linhares e o Projeto Águas do Rio Doce.


A programação é parte integrante do 4º Fórum das Águas do Rio Doce, que acontece em Linhares entre os dias 2 e 5 de abril.


 


Confira abaixo a programação do Encontro de Agro e Ecoturismo da bacia do rio Doce:


17:00 – Inscrições e Credenciamento


17:30- Apresentação Cultural – Grupo italiano do desengano.


18:00 – Abertura Oficial


Apresentação do Vídeo de turismo local e Lançamento do Vídeo “Desengano Terra Nostra”


18:30 – Reflexões sobre a gestão e o desenvolvimento do turismo e interface com a gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce


Jaime Henrique Pacheco Henriques – Coordenador técnico do Encontro de agro e ecoturismo das águas do rio Doce.


18:40 – 1º Painel – Aspectos e impactos do Agro e Ecoturismo em Bacias Hidrográficas:


Moderador: Fabio Anerth – Diretor de Recursos Hídricos – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo -Iema


Debatedor: Dra Irene Garay –UFRJ / Fundação Bionativa


Palestrante 1: Zysman Neiman-UFSCAR/ Instituto Phyisis-SP


Palestrante 2: Vinicius Moraes – IEF/MG Parque Estadual do Rio Doce


Palestrante 3: João Carlos Alsiati Thomé – Projeto Tamar


19:50 – Debate


20:00 – Café com prosa com :


Lançamento do livro “Nas trilhas do Ecoturismo do Brasil” – Professor Zysman Neiman e Jayme Henrique Pacheco


Lançamento do livro “Desengano Terra Nostra” –– Experiência de Desengano e Documentário Histórico Cultural dos moradores do distrito de Desengano de Linhares – ES. Ivana Lass – Secretaria Municipal de turismo de Linhares.


20:30 – 2º Painel: Experiências exitosas em Agro e Ecoturismo Sustentável em Bacias Hidrográficas


Moderador: José Roberto Guasti – Vereador e empreendedor rural de Linhares.


Debatedor: Vera Lucia Martins Santos – Incaper


Palestrante 1: Luis Fernando Ferreira – Programa de turismo sustentável da BH Rio S. Francisco


Palestrante 2: Jorge Saiter – Pousada Vovó Dindinha – Afonso Cláudio


Palestrante 3: Jonacir Bremenkamp – Comitê de Bacia do Rio Jucu


21:50 – Debate


22:00 -Encerramento

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar