Maquete gigante será uma das atrações do Fórum das Águas

por admin_ideale

 


Uma maquete da bacia hidrográfica do rio Doce com de 200 metros quadrados vai ser uma das principais atrações do 4º Fórum da Águas do Rio Doce, que será realizado em Linhares, nos dias 2 a 5 de abril. A estrutura da peça, produzida com madeira, serragem, isopor, fibra de vidro e metal, começou a ser montada esta semana.


Além da Estrada de Ferro Vitória-Minas, a mais importante ferrovia do país, em operação desde 1904, a obra apresenta de maneira didática e com riqueza de detalhe o relevo, os cursos d’água, os lagos, a cobertura vegetal, as áreas de proteção ambiental e os grandes empreendimentos econômicos da região. Estão representados também as principais estações, pontilhões e viadutos.

O trem de ferro da maquete é formado por 10 locomotivas e 70 vagões, sendo alguns vindos do exterior. Alex Rossi, especialista no assunto, diz que durante seus quinze anos de atuação na área ferroviária nunca viu uma maquete deste porte. “O trabalho de construção da maquete exigiu um longo trabalho de pesquisas. Utilizamos fotos de satélite para compor com perfeição as características físico-geográficas da bacia hidrográfica do rio Doce. A maquete possui duas escalas, sendo uma vertical e a outra horizontal, permitindo ao visitante ter uma visão privilegiada de todo o relevo da região”, explicou.

A maquete foi exibida no 3º Fórum das Águas do Rio Doce, que aconteceu em Ipatinga-MG, em 2007. O transporte de Minas Gerais para o Espírito Santo exigiu que a estrutura fosse desmontada em sete partes. Por isso, a peça passará por uma restauração.

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar