Embrapa sugere expandir modelo para outros animais

por admin_ideale

 


Enquanto a bancada ruralista tentava, em Brasília, detonar definitivamente os alicerces que sustentam o sistema de rastreamento de gado bovino do governo federal o Sisbov , em São Carlos, no interior paulista, pesquisadores de cinco unidades da estatal Embrapa chegavam à conclusão que o modelo atual é eficiente e precisa ser ampliado para outros animais de produção além do gado de corte, como gado de leite, ovinos, caprinos, suínos e aves.


“Temos que nos antecipar e abrir o sistema, aproveitando a base que já existe”, afirmou Waldomiro Barioni Jr., pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, anfitriã do evento que durou dois dias e terminou na quinta feira. Para Barioni, a ampliação não pode desprezar a estrutura já existente do Sisbov, incluindo sua mão de obra, nem sua coordenação, feita a partir de Brasília.


Apesar de aprovar o Sisbov, Barioni admitiu que o sistema precisa de melhorias. Um dos problemas apontados é o documento de identificação do animal (DIA) hoje exigido pela União Européia. O DIA é uma espécie de passaporte, mas por ser uma guia convencional de papel torna se, em casos de extravio ou dados conflitantes, ponto de estrangulamento ou motivo para fraudes.


Por essas e outras, disse, os frigoríficos reclamam que de 7% a 10% dos animais que recebem tem problemas e acabam desclassificados para venda de carne à UE. Segundo Barioni, entre as alternativas discutidas em São Carlos está a transformação do DIA em um passaporte eletrônico, adaptado ao próprio brinco usado para o rastreamento dos bois.


Em uma eventual ampliação do Sisbov, é óbvio que serão necessárias adaptações. Para as aves, por exemplo, seria impossível uma identificação individual. Neste caso, afirmou Barioni, as certificações poderiam ser feitas por lotes ou produtores.


Valor Econômico

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar