
Sétimo município da série “Agro em perspectiva: os planos das gestões para o norte e noroeste capixaba”, Nova Venécia, é o quinto maior produtor de café e pimenta-do-reino, apontam dados do Painel Agro do Incaper de 2023. A cidade tem o agronegócio e a agricultura familiar como os principais pilares da economia, e o governo municipal está focado no desenvolvimento rural sustentável e na oferta dos serviços para fomento às atividades no campo.
Dentre as ações elencadas pelo secretário Municipal de Agricultura, Wasley Darós Cesconetto, está a criação do Programa de Recuperação e Manutenção de Estradas Rurais com utilização de Revisol; a retomada do Programa de Construção de Barragens, em parceria com o produtor rural; a ampliação dos programas Porteira Adentro e Patrulha Mecanizada; e a criação do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.
Outras propostas apresentadas dizem respeito à valorização do vale-feira aos servidores públicos do município; expandir o apoio à Escola Família Agrícola, visando a inovação da grade curricular e melhoria da infraestrutura; solicitar a pavimentação de estradas, por meio do Programa Caminhos do Campo; revitalizar o Parque de Exposição, tornando-o um centro de eventos; incentivar a Produção Orgânica e o Programa de Habitação Rural; aprimorar a política de Crédito fundiário; buscar a regularização dos lotes nos distritos e patrimônios; e fortalecer os Programas PAA, PNAE e CDA.
“A agricultura é nosso principal motor econômico. A atuação com questões como a previdência rural, o crédito rural para produtores de diferentes portes – pequenos, médios e grandes, a habitação rural e programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Compra Direta de Alimentos (CDA) são prioridades. Trabalharemos na busca de soluções para os agricultores de Nova Venécia”, ressalta Cesconetto.
O acesso a informações e também a tecnologias são apontadas pelo secretário como melhorias que terão atenção especial. “Vamos buscar parcerias com os governos estadual e federal para a distribuição de energia trifásicas. Além disso, vamos intensificar a expansão da telefonia móvel e internet no meio rural e a instalação de torres de telefonia e Internet também será nossa prioridade”, disse.
O produto que alavanca a economia de Nova Venécia é o café conilon. Em seguida os produtos de destaque são a pimenta-do-reino, leite, gado de corte, mamão, hortaliças, dentre outros.
Conheça o secretário
Residente no patrimônio de Cristalina, interior de Nova Venécia, Wasley Darós Cesconetto é produtor rural. Está em seu segundo mandato como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão, função que ocupa há sete anos.
Redação Campo Vivo