
Jaguaré destaca-se pela produção de café conilon, pimenta-do-reino e coco, que concede ao município o título de terceiro maior produtor destas culturas no Espírito Santo, segundo dados do Incaper. O compromisso da Secretaria Municipal de Agricultura da cidade é reforçar as práticas agrícolas que garantam não apenas a preservação ambiental, mas a competitividade do município no cenário estadual e nacional.
O secretário de Agricultura, Jordano Sossai Grobério, pontuou que, atualmente o Município conta com programas como o Agromais, que oferece suporte aos produtores com maquinário, agilizando processos e trazendo economia; o Capacita Jaguaré que promove cursos, seminários e capacitações em diversas culturas agrícolas; o Concurso de Café Conilon, que incentiva a qualidade e a competitividade da produção do café local; e o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que regulariza produtos de origem animal, garantindo qualidade e ampliando o mercado para os produtores.
As ações futuras previstas no plano de governo da cidade incluem ampliar o acesso ao crédito fundiário; fortalecer a agricultura familiar e a assistência técnica; promover capacitações; melhorar estradas rurais com o Projeto Patrulha Mecanizada e caixas secas; implantar o Caminhos do Campo; retomar as feiras agrícolas; criar a Associação Jaguaré Artesanal; incentivar a diversificação agrícola e piscicultura; e desenvolver o Programa Café Conilon, incluindo uma mini fazenda experimental, concursos, rotas turísticas e simpósios.
“Essas iniciativas buscam aumentar a produtividade, a renda e a qualidade de vida no campo”, disse Jordano. A Prefeitura também buscará a implantação de projetos de barragens e a implantação do Vale Feira, viabilizar fossas sépticas e biodigestores, além do fortalecimento do viveiro municipal e das hortas comunitárias.
“Os produtores podem contar com uma gestão comprometida em oferecer suporte técnico e incentivos estratégicos para fortalecer o setor agropecuário”, destaca o secretário.
A Secretaria de Agricultura também oferecerá assistência contínua, com orientação no ITR e CCIR, e promoverá incentivos para o uso de tecnologias que otimizem a produtividade e a qualidade das colheitas. Além disso, fomentará um ambiente colaborativo, promovendo o diálogo direto com os produtores e empresários para identificar demandas específicas e implementar soluções personalizadas que contribuam para o desenvolvimento do agronegócio.
“Entre as iniciativas planejadas estão cursos e treinamentos técnicos realizados em parceria com instituições de ensino e extensão rural, com foco na modernização e eficiência das práticas agrícolas, além de seminários informativos voltados a ampliar o conhecimento técnico sobre as principais culturas no município, como o café conilon, a pimenta-do-reino, o cacau, o mamão, dentre outras”, pontua o secretário.
Jaguaré é o sexto município da “Agro em perspectiva: os planos das gestões para o norte e noroeste capixaba” idealizada pelo Portal Campo Vivo.
Redação Campo Vivo