“A instituição do projeto de fruticultura e a construção de barragens coletivas constam no plano de governo”, disse Wender Marcio Muller

Em Vila Valério, a produção de café e a pimenta-do-reino, principais culturas, ocupam o quatro lugar no ranking estadual

por Portal Campo Vivo
Wender Marcio Muller, secretário de agricultura de Vila Valério. Foto divulgação

Famoso por seus atrativos naturais, como a Rampa do Veinho, ideal para a prática do voo livre, e a Cachoeira do Rio Barra Seca, procurada para lazer em família, Vila Valério é o quinto município da série “Agro em perspectiva: os planos das gestões para o norte e noroeste capixaba”. Com sua economia predominantemente agropecuária, o café conilon e a pimenta-do-reino que são o carro-chefe na cidade, ocupam o quatro lugar no ranking estadual, segundo o Incaper.

No Município, o cacau, o coco, a laranja e o mamão são culturas que também ganham destaque, sendo responsáveis pela formação da renda rural, assim como a atividade pecuária.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

O secretário de agricultura de Vila Valério, Wender Marcio Muller, produtor rural desde adolescente, informou que a proposta do governo municipal é continuar com o incentivo ao produtor rural, fornecendo técnicos da pasta e de instituições públicas para acompanhamento desde o plantio até a lavoura feita.

A distribuição de mudas de café e de pimenta-do-reino via processo seletivo, com valores subsidiados constam no planejamento para os próximos anos de governo.

“A contrapartida de 50% paga pelos produtores vai diretamente para o Fundo da Agricultura e os recursos são revertidos em ações para o setor”, disse o secretário, informando que o Município distribui gratuitamente mudas de espécies nativas.

O secretário citou outras ações listadas no planejamento do Município. “A instituição do projeto de fruticultura e a construção de barragens coletivas para reservação de água e enfrentamento de possíveis crises hídricas constam no plano de governo”, comentou.

“Além disso, máquinas para destoca e preparação da terra, manutenção das estradas principais para passagem de pessoas e escoamento de produção, assim como dos carreadores, são trabalhos que daremos continuidade, assim como a abertura e a manutenção de caixas secas”, relatou Muller.

Segundo ele, a Feira de Negócios Agrícolas, a Agrinorte, tradição na cidade, será mantida. O evento acontece sempre após o lançamento do Plano Safra.

Redação Campo Vivo

Deixe um Comentário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar