
Sooretama, que ocupa a 7ª posição no ranking da produção de mamão capixaba, segundo dados do Painel Agro do Incaper de 2023, é a quarta cidade a destacar suas ações voltadas para o agronegócio nos próximos quatro anos. Fortalecimento da agricultura familiar e a criação da Subsecretaria de Pesca, este último, projeto pioneiro na cidade, está elencado no plano do governo municipal.
O secretário Municipal de Agricultura, Isley Coelho da Cruz, produtor rural e engenheiro civil, pontua que a Prefeitura dará continuidade a serviços como manutenção das estradas rurais para facilitar o escoamento da produção agrícola e locomoção de quem as utilizam. Será montada uma equipe que ficará responsável somente pela recuperação das estradas para promover melhorias nessa área.
Outra proposta a ser implementada é a criação da Subsecretaria Municipal de Pesca. “Vamos incentivar a atividade pesqueira sustentável. Aqui no município já existe uma grande movimentação de pescadores na Lagoa Juparanã e em outros lugares. Vamos direcionar um olhar especial para essa classe”, comentou o secretário.
Na agricultura familiar, dentre as ações está o apoio ao produtor desde a preparação do solo para plantio até o escoamento da produção. “Nosso foco será fortalecer e incentivar as famílias rurais a fornecer seus produtos à merenda escolar do município. Importante que nossas crianças tenham no cardápio produtos da nossa terra e que o produtor abrace a oportunidade para gerar renda à sua propriedade”, relatou Isley.
A Secretaria Municipal de Agricultura aperfeiçoará as ações de conscientização sobre a qualidade do café, estimulando boas práticas para aumento da renda. Pretende-se, inclusive, manter o concurso de café do município.
Sooretama é mais um dos municípios da série “Agro em perspectiva: os planos das gestões para o norte e noroeste capixaba” que já destacou o plano de governo para o agronegócio dos municípios de Linhares, Pinheiros e Aracruz para os próximos quatro anos.
Redação Campo Vivo