Dia Mundial do Solo: comissão é criada no Espírito Santo para desenvolver ações de conservação e recuperação do recurso

por Portal Campo Vivo

Comissão de Trabalho sobre Solos Degradados no Espírito Santo foi criada pela Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos

No Dia Mundial do Solo, celebrado nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o Espírito Santo destaca uma importante iniciativa para a conservação e recuperação de um dos recursos mais preciosos para a vida no planeta. Reconhecido por sua diversidade de cultivos e relevância no mercado nacional e internacional, o solo capixaba agora conta com o reforço da Comissão de Trabalho sobre Solos Degradados no Espírito Santo, criada pela Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA/ES).

A comissão promoverá ações de manejo sustentável e recuperação de solos degradados, essenciais para a preservação dos ecossistemas e para a produtividade agropecuária.

Presidente da SEEA, José Roberto Silva Hernandes | Foto: Antônio Carlos Sessa Netto (Tonico)

“Os solos são a base da produção de alimentos, regulam o clima, armazenam carbono e sustentam a biodiversidade. Este é um passo importante para desenvolver políticas públicas voltadas à conservação do solo e da água”, pontuou o presidente do presidente da SEEA, José Roberto Silva Hernandes.

Entre as ações planejadas estão a criação de um banco de dados com informações e imagens georreferenciadas, tanto de áreas degradadas, quanto de casos de sucesso; desenvolvimento de projetos; capacitação de profissionais, produtores rurais, entidades e municípios por meio de treinamentos; além de eventos e divulgações das ações e de boas práticas de forma a engajar a sociedade.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

O presidente da SEEA destaca a relevância da iniciativa. “Iniciamos a formação da comissão com o objetivo de impulsionar a produtividade agropecuária, fundamentando nossas ações na melhoria da qualidade nutricional, na ampliação da quantidade e qualidade da água, com redução dos custos de tratamento. Além disso, buscamos aumentar os estoques de carbono no solo, ampliar a biodiversidade e mitigar os impactos das mudanças climáticas”, relatou Hernandes.

A força do engenheiro agrônomo

É notória a força do agro capixaba e da busca por uma produção cada vez mais sustentável, e o papel desempenhado pelo engenheiro agrônomo neste contexto, ao longo da história, principalmente no que diz respeito às pesquisas, aliadas à tecnologia, é indispensável para os avanços no setor. A evolução do café conilon em terras capixabas, em especial, chama a atenção.

“O conilon tem uma história de sucesso. Produzíamos em média 20 sacas e hoje tem produtores que chegam a produzir mais de 100 por hectare. Esse avanço é resultado de pesquisas realizadas por engenheiros agrônomos que se dedicaram a encontrar clones favoráveis e meios para melhorar os processos de produção do solo, uso de matéria orgânica e manejo racional de defensivos agrícolas, por exemplo, levando informações até o produtor rural para o crescimento do agronegócio. Com essa comissão, vamos fomentar ações para a recuperação, conservação e o manejo sustentável dos solos e da água”, comentou o presidente da SEEA.

O Dia Mundial do Solo

O Dia Mundial do Solo foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para sensibilizar a sociedade sobre a importância deste recurso. Em 2024, o tema é “Cuidando dos Solos: medir, monitorar, manejar”, destacando a necessidade de práticas que preservem a saúde do solo e garantam a segurança alimentar global.

Sobre a SEEA

Com 65 anos de história, a Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos é uma entidade que representa a classe agronômica capixaba. A SEEA integra a Câmara de Agronomia do CREA-ES, por meio de um conselheiro e é afiliada à Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab).

Redação Campo Vivo

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar