Brasil deve apreender volume recorde de agroquímicos ilegais neste ano, diz ministério

por Portal Campo Vivo

Herbicida paraquate está proibido desde 2020, e foi a substância mais apreendida este ano

O Brasil deve apreender um recorde de 500 toneladas de pesticidas ilegais em 2022, mais que o dobro do volume em 2020, à medida que o governo intensifica a fiscalização em meio à crescente demanda por agroquímicos.

O esperado aumento nas apreensões reflete uma maior cooperação entre vários entes governamentais, e tem o objetivo de impedir que grandes organizações criminosas capitalizem com este tipo de comércio, disse um funcionário do Ministério da Agricultura à Reuters nesta quinta-feira.

O crescente mercado ilegal impõe riscos à cadeia de suprimentos das multinacionais de grãos que operam no Brasil, além de ser um perigo para a saúde pública.

Como o Brasil é um país tropical, os agricultores daqui precisam de mais defensivos para proteger lavouras de milho e soja, entre outras.

Seus pares em países concorrentes, onde o clima é mais frio, usariam menos esses químicos, segundo o funcionário.

“O crime organizado vai se direcionar, como uma grande empresa, a buscar aquilo que traz mais lucro”, disse Julio Lima, chefe da unidade de fiscalização de agrotóxicos do Ministério da Agricultura. “A gente vê que tem esta mudança de comportamento para o comércio de agrotóxico porque o valor de mercado e a demanda aumentaram muito.”

Os criminosos contrabandeiam, roubam e adulteram produtos, disse ele.

Estima-se que 25% do mercado de agroquímicos do Brasil seja composto por produtos ilegais, de acordo com um estudo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). Lima contesta essa estimativa, fixando o total em torno de 15%.

O mercado vale 14,9 bilhões de dólares, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

Marco Palhano, chefe do serviço de fronteiras da Polícia Rodoviária Federal, disse à Reuters que o herbicida paraquate, que está proibido desde 2020, foi a substância mais apreendida este ano.

Palhano observou que o paraquate é importado legalmente pelo Paraguai e Uruguai da China, país onde está proibido. Os criminosos depois contrabandeiam o produto para o Brasil.

Reuters

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar