PRAVALER é apresentado a municípios do Sul do Espírito Santo

por Portal Campo Vivo

Programa será lançado oficialmente no estado nesta quinta (9), em Linhares

Imagem: Divulgação

O Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva (PRAVALER) foi apresentado nesta semana a municípios do sul do Espírito Santo. Os encontros aconteceram na terça (7), em Cachoeiro do Itapemirim, e na quarta (8), em Jerônimo Monteiro, e reuniram também produtores e representantes de Muqui, Atílio Vivácqua e Rio Novo do Sul.

O objetivo dos encontros foi sensibilizar os parceiros locais que serão fundamentais para a realização do programa, que busca a recuperação ambiental produtiva nas propriedades rurais, sem deixar de gerar renda para o produtor. O PRAVALER será lançado oficialmente no estado nesta quinta (9), durante a Feira Tecnoagro 2022, no município de Linhares.

O PRAVALER é desenvolvido, no nível nacional, em parceria entre o Sistema CNA/Senar a Embrapa e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), contando com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

Regionalmente, a ação será coordenada pelo Sistema FAES/Senar, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), além de universidades, secretarias municipais, sindicatos rurais e outras parcerias que serão mapeadas nos municípios.

A ideia é implantar projetos piloto no Sul e no norte capixaba, onde serão desenvolvidas ações para viabilizar a regularização dos passivos ambientais dos produtores rurais e apoiar o estado na definição dos critérios do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

“Essa ação que agora estamos desenvolvendo é fruto de um plano de ação que foi construído em oficina realizada em março passado, quando reunimos os principais parceiros vinculados ao processo de regularização ambiental e identificamos os gargalos que precisam ser resolvidos e as oportunidades que precisam ser aproveitadas para estimular a regularização ambiental das propriedades rurais, tudo isso construído a partir da convergência entre todos” destacou Cláudia Mendes, assessora técnica da CNA e integrante da coordenação nacional do PRAVALER.

“Os produtores precisam de apoio para se adequar e a convergência de todos vai possibilitar que seja um projeto duradouro com sustentabilidade e renda para o produtor rural”, completou Augusta Rosa Gonçalves, analista ambiental do ICMBio.

O foco é colocar à disposição dos produtores tecnologias viáveis de recuperação ambiental, com menor custo possível e com possibilidade de retorno econômico. Para isso, a participação da academia é fundamental e, por isso, professores e pesquisadores das universidades locais (UFES e IFES) são parceiros do PRAVALER.

“É um programa de grande valia e todos da região estão dispostos a colaborar”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente de Rio Novo, André Barros.

As reuniões no estado foram mais uma etapa antes do lançamento do projeto.

CNA

Deixe um Comentário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar