
Nesta semana (24 a 28/11), as cotações do mamão formosa voltaram a avançar nas principais praças produtoras. Vale lembrar que, na semana passada, apesar da diminuição na procura pela fruta, devido sobretudo ao feriado nacional da Consciência Negra, 20, a baixa oferta possibilitou a estabilidade nos preços da variedade naquele período.
Já nesta semana, com a retomada das negociações aos patamares usuais, a variedade registrou valorização de 5% no Sul da Bahia, sendo comercializada à média de R$ 3,62/kg. Com relação à qualidade das lavouras, o clima úmido e chuvas esporádicas nas roças continuaram a gerar casos de manchas fisiológicas e amolecimento das frutas.
Na região da Chapada do Apodí (RN/CE), a menor disponibilidade da fruta também prevaleceu, resultando em cotações mais atrativas aos produtores. O mamão formosa se valorizou 7% na região, sendo negociado, em média, a R$ 2,18/kg. Para as semanas seguintes, a oferta deve seguir estável, o que tende a manter firmes os valores da fruta, sobretudo das que registrarem maior qualidade.
HFBrasil

