Em 2026, chuvas podem comprometer produção de mamão e elevar custos no ES

Mesmo que a menor oferta possa resultar em preços mais altos, margens devem ser menores

por Portal Campo Vivo
Pixabay/BigjohnNapat

Assim como no início de 2025, quando chuvas comprometeram a produção e geraram desafios atrelados à colheita dos mamões, os primeiros meses de 2026 deverão seguir pelo mesmo caminho no Norte do Espírito Santo. Segundos dados do Inmet, janeiro poderá contar com a presença de chuvas acima da média histórica esperada para o período o que, além de impactar na qualidade das frutas a serem colhidas no mês, também deverá refletir em problemas no florescimento dos mamoeiros, podendo resultar em menor ofertar ao longo dos meses seguintes.

Vale destacar que as precipitações acima do esperado foram registradas também entre setembro e outubro na região, o que segue comprometendo a qualidade dos mamões na praça capixaba. Assim, apesar de o cenário de menor oferta poder garantir preços mais atrativos, as perspectivas de recuo nos rendimentos médios em conjunto com aumento nos custos de produção frente à necessidade de aumento de aplicações, sobretudo contra problemas fungicos, podem resultar em margens mais apertadas aos produtores ao longo do período.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!  

Dessa forma, o cenário é de atenção aos mamocultores, sobretudo aos que chegarem menos capitalizados em 2026, dada a possibilidade da necessidade de desprenderem maiores investimentos em controle fitossanitário. 

HFBrasil

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar