Exportação de frutas recua em fevereiro frente a janeiro, mas acumulado no bimestre é recorde

Foi registrada queda de 8% no comparativo entre os referidos meses

por Portal Campo Vivo
Foto: Divulgação

Em fevereiro, as exportações de frutas brasileiras apresentaram leve redução de cerca de 8% no comparativo com janeiro, de acordo com dados do Comex Stat. No entanto, mesmo com a diminuição, os resultados parciais do ano (de janeiro a fevereiro) são recorde no comparativo, tanto em volume como em receita.

Nos dois primeiros meses de 2025, pouco mais de 205 mil toneladas de frutas foram destinadas ao mercado externo, o que representada aumento de 40% nas exportações frente aos mesmos meses de 2024 e recorde para o período considerando a série histórica do Comex Stat, iniciada em 1997.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Da mesma forma, do ponto de vista da receita (valor FOB), os números também foram recordes no comparativo, com exportações gerando pouco mais de US$ 182 milhões, 16% a mais que nos mesmos meses de 2024. Os bons resultados do setor neste início de ano estão atrelados principalmente à uma demanda europeia bastante aquecida, visto que mais de 90% das exportações brasileiras têm como destino final o continente.

Neste sentido, vale o destaque aos embarques de melões e melancia, que cresceram respectivos 47% e 114% entre janeiro e fevereiro deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado, visto os problemas produtivos em importantes países exportadores dessas frutas na América Central, o que tem garantido, até o momento, boa janela de envios ao Brasil. Além dos melões e melancias, os embarques de limões e limas e mangas frescas representam, juntos, quase 40% do volume total dos envios nacionais entre janeiro e fevereiro.

Dessa forma, o 1º bimestre do ano finaliza de modo bastante positivo às exportações de frutas brasileiras. As expectativas para o restante do ano também são otimistas, visto que a partir do 2º semestre haverá a intensificação dos embarques de demais frutas, como é o caso da manga, o que deverá continuar contribuindo com o bom desempenho das exportações do País.

HF Brasil e Comex Stat

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar