Exportações de frutas em 2022 se confirmam menores que o recorde de 2021

por Portal Campo Vivo

Clima foi um dos principais responsáveis para este cenário

As exportações brasileiras de frutas vinham registrando desempenho crescente nos últimos cinco anos, batendo recorde em receita e em volume em 2021 – inclusive, atingindo a meta tão almejada de superar os US$ 1 bilhão em arrecadação.

Em 2022, não foi possível renovar o desempenho recorde do ano anterior, ficando, inclusive, inferior ao resultado em volume obtido em 2020.

Segundo dados da Secex, o Brasil exportou em 2022 quase 980,4 mil toneladas de frutas, queda de 17% frente ao ano anterior. Em receita, foram arrecadados US$ 955,5 milhões, retração de 15% na mesma comparação.

Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Portal Campo Vivo e receba diariamente as principais notícias do agro capixaba e nacional!

No geral, para a maioria das frutas, houve reflexos do clima no desempenho: para as cultivadas no Nordeste, Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o principal fator foi o excesso de chuvas (principalmente no primeiro semestre), enquanto nas do Sul, foi a seca que refletiu na produção.

Além do clima, dificuldades no fechamento de contratos da safra 2022/23 para melão e melancia, questões logísticas (falta de navios e contêineres) e dificuldade no repasse dos maiores custos de produção no valor de venda também impactaram nos resultados.

Veja, abaixo, um resumo do desempenho de 2022 para as frutas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea:

Cepea

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar